Como o nutrólogo ajuda a ganhar massa muscular?

É óbvio que um programa de treino de musculação, alimentação balanceada e distribuída ao longo do dia, suplementação e descanso são imprescindíveis para o ganho de massa magra. 

A atividade física que melhor vai ajudar no seu ganho de massa muscular é a de força resistida, ou seja, em que há resistência ao movimento, podendo ela vir de um elástico, das molas do Pilates, dos halteres de musculação, e até do peso do próprio corpo.

São exercícios anaeróbicos — ou seja, que independem do oxigênio para produção de energia—, de curta duração com alta intensidade, e por isso é feito durante pouco tempo. Após algumas repetições já temos que parar para descansar, por isso são feitos em blocos ou séries, normalmente.

Outros exercícios físicos em que há contração muscular, como caminhada ou corrida, mais conhecidos pelo poder emagrecedor, ou até mesmo subir as escadas de casa, em vez de pegar o elevador, promovem ganho de massa muscular. Mas são os exercícios de força resistida e sobrecarga que obtêm os melhores resultados. O que ocorre é que os músculos, ao serem submetidos a esse tipo de esforço, promovem uma contração muscular que degrada os filamentos de proteínas do seu interior. E esse processo de degradação e reposição (através do consumo de proteína) é que faz os tecidos musculares aumentarem em número ou tamanho.

massa muscular

Suplementação

O consumo de proteína é muito importante. Qualquer tipo de proteína: animal ou vegetal. Afinal, nossos tecidos musculares são formados por proteínas que, por sua vez, são formados por blocos de aminoácidos. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas pela atividade física. 

Mas atenção: não é quanto mais melhor. Existe uma quantidade de proteína que é muito bem aproveitada por nosso corpo. Ela gira em torno de 1,5 a 2,0 gramas por quilo de peso corporal. Além dessa quantidade, é excesso, e todo excesso é prejudicial à saúde. 

As pessoas tendem a acreditar que o excesso de proteína é eliminado, diferentemente do excesso de carboidrato que é estocado. Isso não é verdade. O excesso de proteína também é calórico e, por isso, é depositado em forma gordura, promovendo aumento de peso.

Por outro lado, se o indivíduo comer proteína na quantidade certa, mas não der o estímulo do exercício físico, também não vai ganhar hipertrofia muscular. Por isso, essa dupla tem que estar muito bem equilibrada.

Se você está com dúvida com relação à suplementação, é importante saber que nem sempre é necessário usar algum tipo de suplemento alimentar. Muitas vezes, por meio de dieta equilibrada, conseguimos a quantidade de nutrientes que precisamos.

Tem um fator que ajuda bastante na reposição das proteínas e na construção da massa muscular: o sono. É no descanso que produzimos alguns hormônios, como o hormônio do crescimento, por exemplo, que tem ótimo papel nesse processo. É durante o descanso, também, que nosso corpo se recupera e reconstrói o que foi degradado pela atividade física.

Massa magra

A massa magra, de maneira geral, é tudo aquilo que não é gordura em nosso corpo. Tem como principal papel proporcionar o funcionamento correto do corpo, mantendo o equilíbrio. Uma dessas funções é manter o metabolismo acelerado. Ou seja, quanto maior o percentual de massa magra no corpo, mais rápida será a queima de calorias, o que é ótimo para quem quer perder peso. 

É possível adquirir massa magra aumentando a massa muscular. Isso pode ser realizado por meio de exercícios que visam a hipertrofia — crescimento das células musculares —, como o treino funcional ou musculação.

Além disso, a alimentação tem papel fundamental nesse crescimento. Com a ajuda de um nutrológo, quem deseja aumentar o volume dos músculos pode melhorar a alimentação inserindo mais proteína, carboidratos de boa qualidade e, quando necessário, fazendo o uso de suplementação.

Nutrologia esportiva

O nutrólogo do esporte é responsável por criar uma rotina de alimentação equilibrada para o paciente, voltada ao tipo de atividade física praticada. Para isso, na hora de montar o plano alimentar ideal, leva em consideração a intensidade da prática, a frequência e o objetivo do atleta.

Com essas orientações, o nutrólogo esportivo é capaz de garantir o aporte correto de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – necessários para que o organismo se mantenha saudável e consiga realizar todas as atividades necessárias em determinado exercício.

O profissional de nutrologia atua também para minimizar duas das maiores preocupações de qualquer atleta: a fadiga muscular e a indisposição física.

Quando se trata de um atleta profissional, a Nutrologia Esportiva tem como objetivo melhorar a performance, sem fazer uso de substâncias não permitidas nos exames antidoping. É analisado todo o planejamento do atleta quanto a sua alimentação, suplementação e medicamentos.

Não perca mais tempo e agende agora uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Chrystiano Bonifácio. Ele pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de ganho de massa muscular de forma saudável e eficaz.

Leia também:

O que é Creatina e qual seus benefícios?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.