O que é melhor: Nutrólogo ou Endocrinologista?
Será melhor se consultar com um Nutrólogo ou Endocrinologista? Muitas pessoas confundem o trabalho desses especialistas, ficando na dúvida sobre qual médico procurar.
No conteúdo de hoje vamos explicar a diferença entre esses profissionais e quando a consulta com cada um é indicada. Tenha uma boa leitura!
O que faz o nutrólogo?
O nutrólogo é o profissional formado em medicina e especializado em nutrologia, compreendendo as funções e os impactos dos nutrientes no nosso organismo. Ele considera as particularidades metabólicas, imunológicas e hormonais de cada paciente, analisando também os índices de minerais, vitaminas, carboidratos, gorduras e proteínas em seu corpo.
A partir daí, são dadas orientações de adaptação na alimentação e na rotina, para trazer melhoras para a saúde e a qualidade de vida. O médico também pode participar do tratamento de doenças, indicando os nutrientes necessários para fortalecer e ajudar o paciente.
Quando procurar um nutrólogo?
O nutrólogo pode ser procurado nas mais diversas situações, desde que você queira construir uma alimentação personalizada e adaptada às suas particularidades. Essa consulta pode ser interessante, por exemplo:
- para atletas profissionais ou amadores que querem melhorar seu rendimento a partir dos cuidados com o próprio corpo;
- para quem quer ter mais disposição e bem-estar no dia a dia;
- para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular de uma forma assertiva e saudável;
- para quem tem transtornos alimentares.
O que faz o endocrinologista?
O endocrinologista é o médico que se especializou no entendimento dos hormônios e suas funções no organismo. Ele analisa o funcionamento das glândulas endócrinas — como a hipófise e a tireoide — e trata disfunções, síndromes e outros efeitos no corpo.
A consulta também consiste em uma análise geral das condições do indivíduo, com uma anamnese completa sobre seus hábitos, seu histórico clínico e os sintomas que vêm o incomodando.
São feitos exames para avaliar os índices de hormônios no organismo, considerando a progesterona, a testosterona, o estrogênio e o hormônio do crescimento, por exemplo. A partir daí, são indicadas suplementações, medicações e mudanças nos hábitos e na alimentação para um melhor controle hormonal.
Quando procurar um endocrinologista?
O endocrinologista pode ser procurado quando há a suspeita de disfunções hormonais, ou quando a pessoa já está diagnosticada com uma doença relacionada aos hormônios — como a diabetes, por exemplo.
Os hormônios influenciam em vários aspectos da nossa vida, incluindo em questões sexuais, emocionais e físicas. Podem ser indícios de problemas hormonais:
- queda de cabelo excessiva, sem outro motivo aparente;
- alterações repentinas na pele, como o aumento brusco da quantidade de acne e espinhas;
- cansaço físico extremo sem justificativa;
- diminuição da libido ou perda de desejo sexual;
- alterações bruscas de humor;
- estado depressivo.
É melhor se consultar com um nutrólogo ou endocrinologista?
Tanto o nutrólogo quanto o endocrinologista são importantes para os cuidados com a saúde. O nutrólogo pode indicar um endócrino ao identificar alterações hormonais significativas no seu paciente, mas o endócrino também pode te encaminhar para um nutrólogo ao perceber a importância da alimentação para o seu tratamento.
Dessa forma, nenhuma dessas áreas é melhor que a outra. A verdade é que esses profissionais se complementam, proporcionando o máximo de qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
Para decidir se você vai se consultar com um “NUTRÓLOGO OU ENDOCRINOLOGISTA”, leve em conta os sintomas e as explicações encontradas aqui! Assim, você já começa o seu tratamento de forma mais assertiva.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar um horário com o Dr. Chrystiano, não deixe de entrar em contato! Será um prazer te receber e te apresentar às vantagens da nutrologia.
Leia também:
Qual é a Diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?