Quais são os exames pedidos pelo nutrólogo?
A Nutrologia é a especialidade médica clínica que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e na fisiopatologia, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento dos distúrbios de nutrientes associado às doenças.
Com especialização em enfermidades provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar todas as doenças da clínica médica geral, destacando-se no tratamento da obesidade, disbiose, síndrome metabólica e infecções gastrintestinais.
Para chegar ao diagnóstico, o especialista leva em consideração os dados obtidos no inquérito alimentar, na história clínica do paciente, no exame físico e na antropometria.
Os exames laboratoriais e bioquímicos mais utilizados para a avaliação nutricional são o hemograma, dosagem de minerais e seus componentes (ferro, sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e cobre), colesterol e suas frações, triglicérides, glicemia e hemoglobina glicada, enzimas e produtos do metabolismo hepáticos (TGO, TGP, gama-GT, fosfatase alcalina, bilirrubinas), enzima pancreática (amilase), hormônios da tireoide (T3, T4, TSH), proteínas totais e suas frações, marcadores inflamatórios (proteína C-reativa, velocidade de hemossedimentação), enzimas musculares, ácido úrico e vitaminas (A, D, E, C, B1, B6, B12 e ácido fólico).
O que faz o nutrólogo?
O nutrólogo realiza o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças nutrológicas, que podem envolver desde situações de carências nutricionais (anemia, falta de vitaminas e minerais), doenças nutroneurometabólicas (como obesidade, diabetes, hipertensão) e distúrbios alimentares (bulimia, anorexia e compulsão alimentar).
Cabe ao nutrólogo identificar alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, bem como alterações metabólicas que levem ao não aproveitamento desses nutrientes e que justifiquem intervenções terapêuticas que podem mudar o curso das doenças, proporcionando melhor prognóstico ao paciente. Ele está habilitado também para prescrever medicamentos, se necessário.
Costuma orientar os pacientes sobre alimentação equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos e crianças) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos. Nessa área da saúde é de grande importância uma abordagem multidisciplinar, fazendo com que a nutrologia como especialidade médica esteja sempre associada à endocrinologia, gastroenterologia e nutrição.
Entre as atividades do médico nutrólogo podemos citar:
- Análise da relação entre nutrientes e medicamentos;
- Diagnóstico de desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais;
- Identificação de eventuais carências de vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos;
- Avaliação da composição corporal e das necessidades orgânicas individuais;
- Suplementação nutricional;
- Pesquisa científica no combate às doenças nutroneurometabólicas;
- Correção de hábitos alimentares;
- Recomendação de mudanças no estilo de vida;
- Aferição do gasto energético em repouso;
- Solicitação de exames físicos e laboratoriais;
- Elaboração de plano alimentar que atenda às necessidades individuais de atletas, profissionais ou amadores, de modo a melhorar sua performance e minimizar os efeitos da fadiga muscular e a indisposição física (nutrologia do esporte).
Quando procurar o nutrólogo?
O nutrólogo deve ser procurado quando há suspeita de algum distúrbio alimentar que possa causar danos para a saúde, principalmente no caso de doenças nutroneurometabólicas.
É necessário procurar um nutrólogo ainda quando o paciente apresenta doenças crônicas, aquelas que precisam de tratamento contínuo, ou seja, que não se limitam apenas à mudança de alimentação e aumento de exercícios físicos.
Uma avaliação periódica (check-up nutrológico) também pode contribuir para o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais e prevenção de doenças mais graves.
Tratamentos com o nutrólogo
A nutrição está diretamente relacionada às diversas fases do desenvolvimento humano. Nesse sentido, disfunções relativas ao excesso ou à deficiência de nutrientes podem surgir na infância, durante a vida adulta ou na velhice, assim como situações fisiopatológicas podem ser agravadas em decorrência da alimentação inadequada
Os principais problemas, transtornos e doenças tratadas por um médico nutrólogo são:
- Obesidade;
- Anemia;
- Câncer
- Transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
- Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose;
- Doença celíaca e intolerância à lactose;
- Alterações gastrointestinais;
- Desequilíbrio nutricional de atletas.
É o profissional recomendado para identificar a melhor alimentação com base na genética de cada pessoa. Para isso, ele solicita exames bioquímicos e faz uma avaliação de toda a composição corporal do paciente.
Durante a consulta, o médico nutrólogo investiga possíveis erros em sua alimentação que podem estar contribuindo para seus problemas ou doenças atuais, propondo uma nova estratégia para o seu caso, que poderá incluir medicações. O principal objetivo é que o paciente alcance uma melhor qualidade de vida ao longo do tratamento com o nutrólogo.
Emagrecimento saudável
Se você já fez diversas promessas de emagrecer, mas nunca conseguiu cumpri-las, ou se já tentou fazer diversas dietas e não chegou no resultado esperado, o nutrólogo é o médico que pode te ajudar para que esse processo de emagrecimento ocorra de forma tranquila e saudável.
Não espere mais para cuidar da sua saúde e comece a transformar sua alimentação e qualidade de vida! Agende sua consulta com o médico nutrólogo Dr. Chrystiano Bonifácio, especialista em Emagrecimento e Hipertrofia.
Leia também:
Para quem é indicado o Implante Hormonal?