Qual é a Diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?
Você sabe qual é a Diferença entre Nutricionista e Nutrólogo? É muito comum que essas profissões sejam confundidas, mesmo que elas tenham formações e atuações bem distintas.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa diferença e descobrir quando procurar cada um desses profissionais. Tenha uma boa leitura!
O que faz o nutricionista?
O nutricionista é o profissional graduado em nutrição, que aprendeu sobre os componentes alimentares e sua relação com o corpo e as emoções humanas. A consulta com o nutricionista começa com uma anamnese, na qual o médico se informa sobre as condições de saúde gerais do indivíduo, suas medidas corporais, sua massa muscular e sua massa de gordura.
São considerados, também, os objetivos do paciente com a consulta — que podem ser ganhar ou perder peso ou simplesmente ter uma vida mais saudável, por exemplo. A partir daí, é traçado um plano alimentar personalizado, incluindo alimentos específicos, horários de refeições e suplementos, se necessário.
O que faz o nutrólogo?
O nutrólogo é um profissional formado em medicina, que fez residência ou pós-graduação na área de nutrologia. Ele compreende, de forma mais detalhada, a relação dos nutrientes com cada função do organismo, incluindo sua influência sobre doenças e problemas de saúde.
A consulta com o nutrólogo começa de forma parecida com a do nutricionista. É feita a anamnese, as avaliações corporais e são considerados os objetivos do paciente,
O nutrólogo, porém, pode pedir uma quantidade maior de exames, incluindo testes clínicos e laboratoriais. Ele identifica doenças ligadas ou não à alimentação, tendo uma visão mais ampla das condições do indivíduo.
A partir dessas observações, o médico percebe as mudanças necessárias na alimentação do paciente e o orienta quanto a essas transformações. Ele pode diagnosticar a intolerância à lactose, por exemplo, ou identificar ingredientes que estão interferindo nas funções hormonais, cerebrais e cardiovasculares.
Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?
Ao contrário do nutricionista, o nutrólogo não cria planos alimentares ou dietas específicas. Ele aponta para os pacientes os impactos dos nutrientes no seu organismo, mas não constrói uma rotina tão detalhada quanto o seu colega.
Por sua vez, o nutricionista não prescreve medicamentos nem pede exames tão completos quanto o nutrólogo. O ideal, portanto, é conciliar o acompanhamento com esses dois profissionais, de forma que seu trabalho se complementa.
Quando procurar um nutricionista e um nutrólogo?
O trabalho em conjunto do nutricionista com o nutrólogo pode ser favorável em várias situações. Procure-os, por exemplo:
- para construir uma alimentação adequada diante de um problema de saúde — já que os alimentos sempre interferem nos tratamentos, seja qual for a questão;
- para construir um cardápio mais alinhado à sua prática e objetivos com a atividade física;
- para ter mais disposição e bem-estar no seu dia a dia;
- para investigar e tratar sintomas como alterações no sono, na digestão e no seu estado emocional.
O nutrólogo e o nutricionista podem ser procurados por pacientes de diferentes idades. Todas as suas particularidades são levadas em conta para desenvolver o tratamento mais adequado possível, podendo envolver um acompanhamento mensal, semestral ou anual de acordo com suas demandas.
Agora você sabe qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo. Você já chegou a se consultar com algum desses profissionais? Esperamos ter te incentivado a investir nesse acompanhamento, pois ele pode trazer grandes contribuições para o seu estilo de vida!
O que você achou do conteúdo de hoje? Conseguimos tirar todas as suas dúvidas? Se ainda tem perguntas ou quer marcar um horário com o Dr. Chrystiano, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição para te ajudar!
Leia também:
Bem-vindo ao blog do Dr. Chrystiano